top of page
Terras agrícolas

de Coleta

Procedimento

  • Como fazer amostras representativas da minha área?
    A representatividade da sua área para análise biológica é a mesma que você utiliza para análise química. Ou seja, glebas homogêneas em sua área de produção, levando em conta o tipo de solo, cultura (e estádio fenológico), manejo e histórico da área. É recomendado fazer no mínimo 3 sub-amostras (quanto maior a área recomenda-se mais pontos para representá-la) para compor uma amostra composta, igualmente utilizadas em fins de fertilidade do solo.
  • Quantas repetições devo fazer?
    Recomendamos pelo menos 3 amostras compostas de cada área.
  • Qual a profundidade que devo fazer a amostragem?
    Para as análises biológicas, recomendamos a coleta de solo nas profundidades de 0-10 ou 0-20 cm.
  • Faço a coleta na linha ou na entrelinha?
    Depende o que pretende avaliar. Por exemplo, se deseja avaliar o manejo do solo com adição de determinado produto no sulco de plantio, a coleta pode ser realizada na linha para focar na diferença que deseja observar. Caso a aplicação seja em área total, é interessante fazer a representação da área com coletas na linha e na entrelinha.
  • Qual a quantidade de solo necessária para análises biológicas?
    200 g de amostra é o suficiente para realizarmos as análises.
  • Qual é a época de amostragem para análise biológica?
    Para análises biológicas, recomendamos preferencialmente fazer a amostragem de solo no período em que a planta está mais conectada com a atividade biológica do solo, na época de florescimento (no caso de cana-de-açúcar em época de maior desenvolvimento vegetal).
Para baixar:
bottom of page