Sobre a Andrios

Conheça a Andrios
A Andrios

A Andrios Assessoria nasceu com o intuito de difundir os conhecimentos da Microbiologia Ambiental e dos Solos. A Microbiologia é o ramo da biologia que estuda os micro-organismos, incluindo, as bactérias, fungos e vírus. Este tema é muito crescente na área acadêmica, onde diversos estudos mostram a dimensão dos grupos microbianos que colonizam os solos e os mais diferentes ambientes. No entanto, este conceitos são ainda pouco difundidos e explorados na prática.

Uma das missões da Andrios é atuar neste sentido, conferindo suporte sólido aos produtores e empresários que busquem na Microbiologia a fonte de inovações tecnológicas e de manejo ambiental. Soma-se a esta missão, atuar na formação de pessoas, e no treinamento técnico, em diferentes níveis, sobre os temas que embasam o uso da Microbiologia em diferentes frentes de desenvolvimento.

Em resumo, as vantagens tecnológicas oferecidas pela Andrios tem como base a conexão entre a linguagem prática da Microbiologia e os conceitos mais modernos nesta ciência. Esta característica se dá pelo ambiente do surgimento da empresa, e pela formação das pessoas envolvidas em sua concepção.

Microbiologia

O universo microbiano tem se revelado nas últimas décadas como composto de uma biodiversidade muito maior do que a esperada. Devido ao desenvolvimento de métodos mais apropriados ao seu estudo, sua onipresença tem sido comprovada, e as conexões com os mais diferentes ambientes e hospedeiros comprovadas. O termo mais moderno nesta área de estudos é o Microbioma, que usa o prefixo ‘bioma’ em referência ao funcionamento desta microbiota de forma ordenada e conexa. Este microbioma possui diversas funções, e respondem por diferentes serviços ecossistêmicos, dando ao ambiente sua funcionalidade e sustentabilidade rente aos mais diferentes usos.

Certamente, conhecimentos sobre a microbiologia permeiam a área da saúde, da busca por novas moléculas, do aprimoramento de processos industriais, e também o manejo dos solos. O solo é conhecido por possuir seu microbioma, do qual pouco se explora tecnologicamente, apesar do grande potencial que ali reside.

Reside na microbiologia, um enorme potencial de geração de novas tecnologias, que podem renovar o mundo em que vivemos, mundo este que dividimos de forma harmônica e respeitosa, com milhares de parceiros microscópicos.

Agricultura Brasileira

A agricultura é uma prática de extrema importância na manutenção da sociedade humana, provedora de alimentos e diversos outros suplementos. No cenário brasileiro, a agricultura tem papel de destaque, respondendo por grande parte dos bens e produtos gerados nacionalmente, e em pleno crescimento, mesmo em épocas de crise e retração econômica nacional. A atividade agrícola é portanto, sustentáculo de nossa nação, e deve figurar como orgulho nacional, sendo o Brasil um país líder na tecnologia agrícola em sistemas tropicais.

A busca por uma agricultura sustentável evoluiu muito nas últimas décadas. Diversos desafios já foram vencidos, como o desenvolvimento e domínio do manejo físico e químico do solo, como o melhoramento genético das plantas, ou com o desenvolvimento da tecnologia do plantio direto, grande responsável pela ocupação agrícola do cerrado brasileiro.

No entanto, observa-se nos últimos anos, um aumento nos custos de produção, sem aumento significativo na produtividade. Isto sugere que outros componentes do sistema de produção devem ser melhor explorados, dentre os quais surge a fração viva dos solos. Sabe-se que os solos hospedam uma enorme biodiversidade microbiana, composta de milhões a bilhões de seres vivos por grama de solo, distribuídos entre 10 mil e 30 mil espécies. Porém pouco é explorado deste recurso, limitando seu uso no aprimoramento do manejo agrícola e do desenvolvimento das plantas. No entanto, é conhecido que o aumento diversidade biológica do solo, e de suas atividade microbiana proporciona um melhor desenvolvimento das plantas, com maiores eficiências na absorção de nutrientes e menores danos causados por estresses bióticos e abióticos.

Meio Ambiente e Sustentabilidade

A sustentabilidade tão deseja nos sistemas agrários é encontrada em sua plenitude em solos de sistemas naturais. Dessa forma, aprender sobre conceitos de microbiologia e ecologia microbiana em solos dos mais diversos biomas brasileiros, pode fornecer as bases necessárias para a aplicação deste conhecimento em solos cultivados em todo o Brasil.

Dada a dimensão da agricultura brasileira, esta pode ser compreendida como um bioma de origem antrópica, gerado pelo homem para manutenção de seu desenvolvimento, onde o mesmo deve atuar da forma menos impactante possível, respeitando os recursos naturais e presando por sua renovação e preservação.

Equipe Andrios

Cristiane C. F. Andreote

Bióloga, Mestre em Agronomia

e Doutora em Ciências pela

Esalq, com área de concentração

em Microbiologia Agrícola, pela

ESALQ. Atua como Diretora

Executiva da Andrios.

Armando C. F. Dias

Biólogo, Mestre em

Biotecnologia pela USP,

e Doutor em Ciências pelo CENA/USP. Atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento das análises laboratoriais.

Juliana S. G. Pecanha

Pedagoga. Atua na área de Secretaria e Administração. 

Sônia Pires de Moraes

Técnica em química e meio ambiente e tecnóloga em biocombustíveis pela Fatec Piracicaba. Atua na área de análises laboratoriais.

Alessandra Rigotto

Engenheira agrônoma, Mestre em Agronomia na área de solos e nutrição de plantas pela ESALQ/USP. Atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da área técnica agronômica.

Andrios Site © 2016 por PaperStudio